O Altar Menstrual é um local sagrado e tem como prioridade valorizar e resgatar a compreensão dos corpos que possuem o poder de gerar em si a vida, e sua própria natureza, contrariando preconceitos (até mesmo a demonização de tal), e dogmas aplicados por religiões e crenças envolvendo este tema, que por muitos anos tornaram repugnante a imagem de pessoas com útero.
Manter um Altar Menstrual a cada ciclo reforça e conecta sua essência com a Deusa e com seu próprio íntimo, e traz a consciência importância do seu corpo honrar estes ciclos.
Não tem nenhum segredo para construir o altar; é mais simples do que se pode imaginar. Então vamos por etapas:
ATENÇÃO: Ele deve ser montado no primeiro dia do ciclo menstrual, de preferência.
Os itens necessários são:
— Toalha vermelha;
— Velas vermelhas ou prateadas;
— Incensário;
— Ervas sagradas ;
— Imagem, pintura ou qualquer representação da imagem da Deusa;
— Pedras como jaspe vermelho, granada, cornalina;
— Conchas e búzios;
— Jóias menstruais, que são colares e pulseiras feitos de jaspe vermelho. Podem ser utilizados no período para ter uma conexão maior com seu íntimo e ajudar a amenizar cólicas e mal estar;
— Cálice/Vaso menstrual, que serve para acondicionar o sangue menstrual recolhido para deixar no seu Altar. *
— Caldeirão e/ou cálice, que simbolizam o ventre da Deusa, seu poder de vida e morte, e o renascimento;
— Pinturas (feitas com seu sangue) dos símbolos dos mistérios do ventre e do sangue ( A Triluna, que simboliza a polaridade feminina, a Yoni, que presenta a essência da energia feminina, e a serpente , que representa o poder adormecido dentro do corpo com o poder físico da essência feminina);
— É comum o uso de óleo lunar para unção do ventre para maior conexão com seu poder;
— Flores e Guirlandas;
— Diário ou livro menstrual para anotar tudo sobre seu período menstrual, rituais, sonhos entre outras análises que podem ser feitas durante este tempo.
* Não é obrigatório ofertar do seu próprio sangue; pode ser substituído por vinho. Independente de qual seja escolhido, lembre-se que devem ser depositados sobre a terra como símbolo de fertilidade.
Existem inúmeras formas de criar e decorar seu altar menstrual, o ideal é decorá-lo conforme sua intuição. Aqui seguem algumas dicas de como montá-lo:
Estenda a toalha vermelha e coloque a imagem da Deusa encostada na parede da qual o Altar será construído em frente. É desejável que as pinturas também fiquem ao fundo do altar. Em frente da imagem distribua o cálice e o caldeirão que representam o ventre da Deusa. Ao lado do caldeirão/cálice da Deusa, coloque seu cálice ou vaso com seu sangue menstrual para que seja ofertado. Distribua as velas preferencialmente formando um círculo em volta dos caldeirões e cálices, caso não seja possível: as distribua igualmente à direita e à esquerda da imagem. Distribua pelo altar as pedras, as ervas, o incensário, as conchas e búzios e as flores do modo que preferir, se em círculo melhor ainda. Coloque o incensário ao lado do caldeirão/cálice da Deusa. O diário pode ficar em qualquer um dos lados do altar. As guirlandas podem ser penduradas na parede de modo que fiquem sobre o altar. Coloque o óleo lunar dentro do circulo de velas ou entre elas, no centro, junto dos cálices.
Faça uma oração pedindo conexão com o sagrado feminino, medite imaginando que você absorve uma energia muito pura pelo seu chakra pélvico, ou seja: o chakra sexual, e imagine essa energia tomando seu corpo por completo. Passe o óleo essencial sobre seu ventre como quem o “unge”. Não esqueça de anotar seu ciclo e todos os acontecimentos referentes à conexão com o sagrado feminino no diário. Mantenha seu altar organizado e sempre com flores, incensos lunares e velas acesas e não esqueça de usar as jóias menstruais quando e enquanto estiver em seu ciclo.
quarta-feira, 30 de março de 2016
Um comentário:
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem, lembrando que a educação e o respeito devem ser indispensáveis e, dependendo do conteúdo do comentário (se ofensivo, criminoso ou preconceituoso) este será apagado e seu autor banido pelos administradores do blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que é esse óleo lunar? Como posso fazer esse óleo lunar?
ResponderExcluir